22/05/2018

Coren-RO, Abenfo-RO e  Cofen realizam Seminário que debate Enfermagem Obstétrica e Saúde da Mulheres

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) juntamente com

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) juntamente com Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras- Seccional Rondônia (ABEnfo-RO) e a Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou nessa terça-feira (22/05) em Porto Velho, Seminário que discutiu temas a cerca da Enfermagem e Enfermagem Obstétrica: Foco na Qualidade e Intervenção da Saúde da Mulher.

O encontro reuniu cerca 200 participantes entre, profissionais de enfermagem, estudantes, gestores dos serviços de saúde do Município e Estado, professores, membros do Coren-RO e Abenfo-RO. O evento teve por finalidade discutir, analisar e encaminhar proposta de identidade, autonomia e autenticidade do saber-fazer da enfermagem com as interlocuções como apoio de gestores estaduais e municipais e sua interface com a Rede Cegonha no Estado de Rondônia.

A programação contou com palestras e uma mesa redonda, composta pelo Coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves, membro da Abenfo-RO, enfermeiro Aldrin Pinheiro, Vera Bonazzi, membro da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen e também pela Coordenadora da Casa de Parto Normal do Município de Ariquemes, enfermeira Halina de Oliveira, que durante o evento apresentou o crescimento de partos normais realizados no município de Ariquemes e a mudança na qualidade assistencial que a enfermagem obstétrica vem prestando as parturientes de todo o Estado.

O seminário contou ainda com a presença da presidente do Coren-RO, Silvia Neri, Conselheiro Regional, Jorge Filho, Conselheira do Cofen, Valdelize Elvas Pinheiro e Coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher do Município de Porto Velho, Elileide Frós.

A presidente do Coren-RO, Silvia Neri, aproveitou a oportunidade para destacar que o Seminário veio de encontro e oportuno com a recente implantação do Grupo Técnico da Saúde das Mulheres, criado pelo nova gestão do Coren-RO, visando contribuir na regulação e Prática em Enfermagem na área da Saúde da Mulheres em todo o Estado.

Herdy Alves, que durante o seminário falou sobre a “Transição do Modelo Assistencial, Obstétrico no Campo da Enfermagem Obstétrica”, declarou que o evento trouxe uma possibilidade de redesenho da lógica assistencial para Rondônia, com uma proposta de inclusão das enfermeiras no campo da saúde das mulheres, fortalecendo a gestão, fortalecendo a formação e regulação em Enfermagem e Enfermagem obstétrica. “Rondônia está de parabéns, a presidente do Coren-RO está de parabéns, no sentido de fortalecer a força da enfermagem no Estado”. Afirmou o Coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen.