- Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia - http://www.coren-ro.org.br -

Coren-RO realiza 27ª Semana da Enfermagem com sucesso de público e interação

[1]A 27ª Semana de Enfermagem de Rondônia, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), realizada entre os dias 15 a 17 de maio, na cidade de  Ji-Paraná, contou com a participação expressiva de profissionais e estudantes de enfermagem de todo o Estado.

Com o tema “: Enfermagem uma Voz para Liderar: Saúde para Todos”, o Conselho promoveu a discussão de assuntos essenciais para a categoria, com uma vasta programação diversificada envolvendo apresentações de trabalhos científicos, palestras, cursos, mesas redondas envolvendo importantes  debates durante os três  dias do encontro. Com esse enfoque os participantes inscritos foram levados a pensar na prática diária, postura, consciência política, social e econômica da categoria.

[2]

Presidente do Coren-RO, Silvia Neri.

 

Para a  presidente do Coren-RO, enfermeira Silvia Neri, o tema escolhido para movimentar a Semana de Enfermagem 2019, surgiu da necessidade de buscar, juntamente com a categoria, forças para conquistar cada vez mais espaço, avanços e conquistas, sendo o encontro uma oportunidade de agregar conhecimento e fortalecimento na área da enfermagem.

A presidente ressalta a importância do apoio do Conselho Federal (Cofen), na realização da Semana de Enfermagem, parabenizando ainda a participação dos palestrantes, tanto de Rondônia quanto de Renome Nacional que abrilhantaram o evento, se destacando entre eles, o presidente do Cofen, Manoel Neri, Marcelo Chanes, Ricardo Siqueira, Alex Sandra Leocadio, Glauber Oliveira, Mara Bastos, Carina de Souza, Márcia Oliveira, Wilma Suely Batista, Marcuce Antônio e Diogo do Casal, que trouxeram para o debate assuntos ricos em atividades de reflexão e atualização com temas variados nas perspectivas da inovação e da ética no campo da Enfermagem.

Para a  coordenadora da 27ª Semana de Enfermagem, Marisa Miranda, o evento alcançou o objetivo esperado, que foi constituir um momento de incentivo, aprendizado e de grandes oportunidades  para a categoria da Enfermagem.

Premiação

O final do evento foi marcado pela entrega de premiação para os melhores trabalhos científicos apresentados na Semana de Enfermagem e ainda sorteio de vários brindes para os profissionais e estudantes participantes. Além das premiações os Conselheiros do Coren-RO prestaram homenagens a várias personalidades da enfermagem de Rondônia como forma de reconhecimento aos serviços de relevante importância prestados por esses profissionais a população rondoniense..

Exposição

Durante o evento os participantes também puderam conhecer um pouco da  Exposição: A indumentária do Cuidar – Símbolo de Identidade da Enfermagem Brasileira no Período de 1890-1942 e a Exposição: Uma experiência 360º – Quando nasce uma heroína.

Cursos

Inserida na programação da 27ª Senfro, o Coren promoveu ainda o I Workshop em Suporte Básico de Vida e Atendimento Inicial ao Politraumatizado (Teoria e Pratica), ministrado pela enfermeira, Mara Bastos juntamente com a equipe do SAMU e NEP de Porto Velho. A atividade que foi sucesso de participação contou com o apoio da Secretária Municipal de Saúde de Porto Velho, Eliane Pisane e a diretora do SAMU, Marta Cavalcante.

Encontro com RTs

O “Encontro com os enfermeiros Responsáveis Técnicos, também foi uma atividade inserida na programação da 27ª Senfro. O encontro reuniu enfermeiros (as) responsáveis técnicos (os) das Unidades de Saúde de Rondônia. Durante o evento foi apresentado pelo coordenador da Comissão de Ética do Coren-RO, Diogo do Casal, o Projeto de Organização de Comissão de Ética de Enfermagem nas Instituições de Saúde.