20/09/2019

Profissionais da Enfermagem de Rondônia se reúnem em Protesto contra aumento de plantões

Na manhã desta sexta-feira (20), profissionais da área de Enfermagem

Na manhã desta sexta-feira (20), profissionais da área de Enfermagem deram continuidade as manifestações contra o aumento do número de plantões sugerido pela Secretária Estadual de Saúde. Em Porto Velho, centenas de profissionais participaram da concentração em frente ao Hospital e Pronto Socorro João Paulo ll, os protestos ocorreram simultaneamente em várias Unidades de Saúde do Estado.

Durante as manifestações, os profissionais tiveram direito de se expressar e deixar claro o motivo da reivindicação, pois diferente do que tem sido veiculado na mídia local, Técnicos, Auxiliarem de Enfermagem e Enfermeiros não estão lutando contra a implantação dos pontos eletrônicos nas Unidades de Saúde, o objetivo é sensibilizar as autoridades competentes para permanecia dos 12 plantões mensais.

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) esteve presente através de seus Conselheiros. O Coren-RO apoia o protesto consciente que busca os direitos legais dos Profissionais de Enfermagem, entendendo que a carga horária devida já é cumprida e o aumento do número de plantões coloca em risco a segurança do paciente.

Na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, será realizado no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-Ro) e o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia (SINDERON) para tratar sobre a determinação do majorado para 14 plantões mensais.

Ascom Coren-RO