29/09/2022

Profissionais de enfermagem da AMI recebem palestra sobre código de ética

A palestra é uma parceria do Coren-RO com o projeto “AMI Mais”

O Código de Ética e a Ética na Enfermagem foram temas de palestras ministradas à equipe de enfermagem da Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), pelo coordenador do Setor de Fiscalização do Exercício Profissional do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Juan Irineu e a enfermeira Cristiane Lamarão. A palestra foi realizada nos dias 20, 21 e 22 e faz parte de uma parceria da autarquia com o projeto “AMI Mais”.

Durante a apresentação, foram elencados os princípios fundamentais do Código de Ética da Enfermagem, além de diversos tópicos relacionados à assistência de Enfermagem e segurança do paciente. Outro ponto explanado foi os direitos, deveres e proibições dentro do código de ética. Também foi frisado a atribuição, competências e atividades afins de fiscalização e a legislação que converge para que o Coren-RO seja um órgão fiscalizador dos profissionais de enfermagem, bem como o direito que o Conselho tem de atuar dentro das unidades de saúde.

O Código de Ética da Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. “É de fundamental importância discutir um tema que está relacionado ao dia a dia dos profissionais”, disse Juan Irineu.

Cristiane Lamarão explicou que na enfermagem é preciso ter ética  para uma assistência segura ao paciente, livre de riscos por imprudência, imperícia e negligência, uma vez que essas ações podem ser classificadas como infrações éticas.

Projeto AMI Mais – tem como objetivo de reorganizar a unidade no aspecto estrutural, organizacional, comportamental e assistencial, instituindo processos de trabalho, implantando protocolos para assegurar a qualidade de assistência prestada ao paciente.


Fonte: Ascom Coren-RO



  • BannerLateralRevistsa-207x117
  • BANNER_CRT_207X117-207x117
  • acesso-200x90