Coren-RO empossa nova Comissão de Ética em hospital de Pimenta Bueno


19.06.2024

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN-RO) realizou a implantação da nova Comissão de Ética no Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta, localizado no município de Pimenta Bueno. A Comissão, recentemente eleita, é composta por cinco membros vinculados ao hospital e tem como objetivo zelar pela conduta ética e pelo desempenho profissional da enfermagem, além de promover ações educativas que assegurem a boa prática da profissão na instituição.

A enfermeira Abilene Marques, coordenadora de Implantação das Comissões de Ética nas Instituições de Saúde, conduziu a cerimônia de posse da Comissão de Ética nesta terça-feira, 18 de junho. Durante a cerimônia, foram transmitidas orientações relativas às questões éticas do exercício profissional da enfermagem e detalhadas as atribuições da Comissão, conforme a Resolução do Cofen nº 564/2017, que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

“A criação e capacitação da Comissão de Ética de Enfermagem no Hospital Ana Neta representa um passo significativo para garantir a excelência no atendimento e a valorização dos profissionais de enfermagem. A ética é a base para uma prática segura e respeitosa, refletindo nosso compromisso com a saúde e bem-estar da população”, destacou Abilene.

Durante a solenidade, foram empossadas quatro profissionais: as enfermeiras Antonia Ferreira e Eliane Terezinha da Silva Paganini, além das técnicas de enfermagem Valéria Ferreira de Souza Prates, Elaine Ferreira dos Santos e Vânia Ramos como suplente. Essa equipe desempenhará um papel essencial na promoção de práticas éticas no ambiente hospitalar, com o intuito de elevar a qualidade da assistência prestada pelos profissionais de enfermagem.

O evento contou com a presença de Inês Santos Oliveira, superintendente de Atenção Especializada; Luis Carlos Neves, diretor do hospital; e Andreia Ferreira Sampaio, Secretária Municipal de Saúde de Pimenta Bueno.

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) tem como objetivo promover e assegurar o cumprimento das normas éticas e legais que regem a profissão, além de orientar e educar os profissionais para a prática de uma enfermagem ética e responsável.

A capacitação, baseada nas resoluções mencionadas, abrangeu diversos aspectos do exercício profissional, incluindo a responsabilidade e os direitos dos enfermeiros, técnicas de abordagem ética em situações cotidianas e a importância da conduta ética para a qualidade do atendimento.

 

Fonte: Ascom - Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...