Grupo de trabalho nursing now Brasil destaca o fortalecimento da liderança na enfermagem

Coren-RO e Coren-AC foram os primeiros estado da região norte a receberem a oficina que visa capacitar os participantes a se tornarem líderes mais eficazes em suas regiões

05.06.2023

Oficina foi direcionada aos líderes de Rondônia e Acre

Historicamente, os profissionais de enfermagem têm enfrentado desafios para fortalecer sua posição e voz, especialmente no âmbito político. Após a pandemia, a importância da enfermagem foi destacada de forma ainda mais evidente. Hoje, os Conselhos são referência na defesa das pautas históricas da categoria, como a luta pela efetivação do Piso Salarial.

Visando mobilizar e fortalecer lideranças regionais e capacitá-los para se tornarem líderes mais eficazes, capazes de impulsionar mudanças positivas e promover o avanço da profissão de Enfermagem em suas respectivas regiões, os Conselhos Regionais de Enfermagem de Rondônia e Acre receberam, nesta segunda-feira (5), a oficina “Fortalecimento de Lideranças Locais e Regionais em Enfermagem”, ministrada pelo Grupo de Trabalho Desafio Nursing Now Brasil do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Grande líder da enfermagem e responsável pela implantação da Nursing Now no Brasil, o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, deu as boas-vindas aos participantes e evidenciou a alegria por Rondônia ser um dos primeiros estados da região norte a receber a oficina. “A iniciativa é de extrema importância para capacitar e empoderar os profissionais de enfermagem. Ao fortalecer as lideranças locais e regionais em enfermagem, estamos investindo no desenvolvimento de profissionais aptos a enfrentar os desafios presentes na área da saúde”, diz Neri que também faz parte do GT.

Ele destaca que essas lideranças desempenham um papel essencial na defesa dos direitos dos enfermeiros, na promoção da qualidade dos serviços de enfermagem e no avanço da profissão.

Manoel Neri evidenciou a alegria por Rondônia ser um dos primeiros estados da região norte a receber a oficina

A coordenadora do GT, Isabel Amélia Costa Mendes, destacou que a oficina proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os participantes, estimulando a construção de uma rede de lideranças engajadas e comprometidas com o fortalecimento da enfermagem. “Por meio desta oficina, os enfermeiros poderão impactar positivamente a saúde de suas comunidades, influenciando políticas e práticas que visem melhorar o sistema de saúde.

Seguindo as discussões, a professora Carla Ventura, que também faz parte do GT, ressaltou a necessidade do enfermeiro desenvolver habilidades de liderança nos grupos. Segundo ela, ao fazer isso, o profissional terá sua liderança legitimada pelo grupo, demonstrando conhecimento e competência nos assuntos discutidos. Carla enfatiza a importância da liderança como um meio de mobilização, em que o enfermeiro assume a responsabilidade de buscar, juntamente com os outros membros, um propósito comum. “O compromisso do profissional com a implementação de mudanças é destacado como um ponto forte nesse contexto”.

A programação contou ainda com dinâmicas, visando à construção e coordenação de planos de trabalho efetivos

A programação contou ainda com dinâmicas nas quais os profissionais falaram sobre liderança politica no contexto brasileiro. Eles identificaram as necessidades locais e regionais relacionadas à enfermagem, visando à construção e coordenação de planos de trabalho efetivos.

Nursing Now – Foi uma campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros que busca chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde. A Campanha foi lançada no Reino Unido e em diversos países.

No Brasil, foi implementada pelo Cofen, em 2019, em parceria com o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, dando início aos seus novos desdobramentos configurados como Desafio Nursing Now ou Movimento Nursing Now. “Vimos que é necessário investir em liderança. Os enfermeiros são lideres, são presentes em todo o sistema de saúde e tem competência. Então, é preciso desenvolver a liderança que todo o enfermeiro tem, sendo um aspecto que necessita ser realimentado sempre ”, disse Isabel Amélia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...