Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Palestra aborda uso das mídias digitais pela enfermagem e aspectos éticos e legais 

Tema foi discutido com acadêmicos de enfermagem da Faculdade Sapiens

23.06.2023

As mídias digitais têm assumido um papel cada vez mais relevante na comunicação e interação entre as pessoas. No entanto, é fundamental que os profissionais de enfermagem estejam atentos aos aspectos éticos e legais envolvidos no uso dessas plataformas. Com o intuito de abordar essa questão, Juan Irineu, chefe do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), ministrou a palestra “Aspectos éticos e legais da enfermagem nas mídias digitais” durante evento promovido nesta semana pela Faculdade Sapiens FGV.

O evento, direcionado aos estudantes de enfermagem, teve como objetivo discutir os processos éticos na enfermagem, bem como os fatores relacionados à conduta profissional e a importância de seguir o Código de Ética Profissional.

Durante a apresentação, Juan Irineu ressaltou a importância de adotar cuidados no que diz respeito à exposição midiática, a fim de evitar erros ou deslizes éticos. Ele destacou a necessidade de observar a Resolução Cofen n.° 554/2017, a qual estabelece regras, critérios e condutas a serem seguidos para representar a profissão na mídia sem comprometer a integridade da Enfermagem.

Ao falar sobre o uso das mídias pelos profissionais de enfermagem, ele enfatizou que devem ser utilizadas de forma ética, responsável e em conformidade com a legislação, buscando promover uma imagem positiva da cateforia, fornecer informações precisas e relevantes, ao mesmo tempo em que protegem os direitos e a privacidade dos pacientes. O respeito à autonomia e à dignidade do paciente deve ser uma prioridade.

No que se refere aos aspectos legais, Juan salientou a necessidade de os profissionais seguirem as regulamentações existentes, incluindo os princípios do Código de Ética da Enfermagem. Divulgar informações que possam identificar um paciente sem o devido consentimento pode acarretar consequências legais, como violação de privacidade e responsabilidade civil.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...