Cofen/Capes: Enfermeiros apresentarão pesquisas de Mestrado Profissional em Prática do Cuidado em Saúde no Coren-RO

Defesas acontecerão no dia 17 de abril, no plenário do Coren-RO

05.04.2024

No dia 17 de abril, os enfermeiros Edmilson Bezerra e Mairla Cristina defenderão suas pesquisas de mestrado profissional em Prática do Cuidado em Saúde do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A apresentação acontecerá no plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO).

De acordo com Josué Sicsú, presidente do Coren-RO, os trabalhos dos enfermeiros evidenciam que o mestrado profissional Cofen/Capes possui um potencial significativo para fortalecer a produção voltada ao aperfeiçoamento da assistência e das relações entre profissionais e pacientes.

Parceria – Maior programa de financiamento de mestrados profissionais do Brasil, o convênio Cofen/Capes apoia programas de pós-graduação da área de Enfermagem possibilitando a oferta de vagas para formação de enfermeiros altamente especializados. Com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem. O programa busca aperfeiçoar a assistência de Enfermagem.

Confira os resumos dos estudos:

Título: Avalia TIS – SPF: Software para avaliação clínica de enfermeiros no Sistema Penitenciário Federal Brasileiro
Autora: Mairla Cristina Silva Mota

A Lei de Execuções Penais assegura a assistência à saúde no Sistema Penitenciário Federal, o qual conta com cinco penitenciárias federais de segurança máxima, distribuídas em cinco estados brasileiros – abrangendo as diferentes macro regiões do país. A assistência de enfermagem é provida pelos Especialistas Federais em Assistência à Execução Penal Enfermeiros (EFAEPE), considerando o contexto de constantes mudanças tecnológicas e o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde para aprimorar a sistematização da assistência de enfermagem. Este estudo tem como objetivo avaliar o software Avalia TIS – SPF, que visa subsidiar os enfermeiros na realização da primeira etapa do Processo de Enfermagem.

Para alcançar esse objetivo, adotou-se a pesquisa metodológica de avaliação de tecnologia, realizada no período de maio de 2022 a fevereiro de 2024. A pesquisa envolveu dois grupos de juízes: o grupo I composto por nove EFAEPE e o grupo II por oito profissionais de tecnologia da informação (TI). Na fase de validação de conteúdo (fase III), utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), estabelecendo como parâmetro uma taxa de concordância não inferior a 0,78.

Os juízes do grupo I consideraram as interfaces adequadas, uma vez que todas as interfaces avaliadas apresentaram percentuais de concordância superiores à taxa estabelecida. Na fase IV, os resultados demonstraram que as características avaliadas pelos EFAEPE e TI alcançaram percentuais de concordância respectivamente: adequação funcional (100%-93,7%), confiabilidade (97,2%-78,1%), usabilidade (91,3%-90,6%), eficiência de desempenho (100%-93,7%), compatibilidade (96,8%-96,8%), e segurança (87,6%-90%). O software foi considerado adequado para a realização da primeira etapa do processo de enfermagem nas penitenciárias federais brasileiras.

Título: Sistema de sonorização em uma cliníca imunológica: Criação de playlist para o uso da música como instrumento terapêutico
Autor: Edmilson Bezerra Cruz Junior

O objetivo é implantar um sistema de sonorização na clínica imunológica de um Hospital na Região da Amazônia Legal, visando o uso da música terapêutica na assistência à saúde. A música como instrumento terapêutico teve grande influência com Florence Nightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna, que estudou música com seu pai e a utilizava para acalmar enfermos. Atualmente, a música terapêutica tem sido amplamente utilizada em unidades hospitalares, em diversos setores, pelos profissionais de enfermagem (CESAR, 2022).

O trabalho teve como campo de intervenção o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), mais especificamente a Unidade Imunológica. O projeto de intervenção foi desenvolvido em quatro fases: exploratória, instalação do sistema de sonorização, criação de playlists, abertura de contas em plataformas de streaming e implantação da música terapêutica na Unidade Imunológica.

O projeto possui potencial para fortalecer a assistência à saúde dos pacientes em tratamentos oncológicos, hematológicos e transplantados. Com base em evidências científicas, podemos afirmar que tal intervenção, além de beneficiar os pacientes com os efeitos da música terapêutica, também impactará positivamente a equipe multiprofissional da clínica, promovendo melhora do humor e um bom relacionamento interpessoal com pacientes e acompanhantes.

Fonte: Ascom Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...