Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Caravana da Saúde intensifica ações no combate à dengue em Rondônia

Iniciativa tem como objetivo aprimorar a vigilância epidemiológica e otimizar a assistência à população.

24.02.2025

Em uma ação estratégica do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, encerrou-se mais uma semana de intensas atividades da Caravana da Saúde – uma iniciativa que visa intensificar as medidas de controle da dengue em todo o país. Conduzida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e Outras Arboviroses (COE Dengue), a ação percorreu 27 municípios em 16 estados, aprimorando a vigilância epidemiológica, otimizando a assistência à população e reestruturando os serviços de saúde.

Dentre os municípios visitados, destaca-se Porto Velho, a capital de Rondônia, que assumiu um papel de relevância na estratégia nacional de controle das arboviroses. A presença da capital norte-rondoniense evidencia o compromisso do estado com a segurança e o bem-estar dos seus cidadãos, reforçando a importância de Rondônia na rede de ações preventivas e de mobilização contra a dengue.

Plano Nacional de Contigência

Como parte do Plano Nacional de Contingência, o governo já instalou o COE Dengue e lançou um novo conjunto de diretrizes estratégicas para ampliar a rede assistencial e conter o avanço de doenças como dengue, zika e chikungunya. A iniciativa também impulsiona campanhas educativas e de mobilização social – entre elas, a campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora” – que incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O robusto investimento de R$ 1,5 bilhão para o ciclo 2024/2025 viabiliza a incorporação de tecnologias inovadoras no combate ao vetor. Entre as medidas implementadas, destacam-se:

  • Expansão do Método Wolbachia, que passa de 3 para 40 cidades;
  • Implantação de insetos estéreis em aldeias indígenas para reduzir a reprodução do Aedes aegypti;
  • Uso de borrifação residual intradomiciliar em áreas de grande circulação;
  • Instalação de 150 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na primeira fase do projeto;
  • Aplicação do Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI), um biolarvicida eficaz contra o mosquito.

Vacinação

Paralelamente, a intensificação da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – com busca ativa e flexibilização da distribuição de doses – evidencia o esforço conjunto entre União, estados e municípios para prevenir complicações graves decorrentes da doença.

“Infelizmente, muitas crianças e adolescentes ainda não procuraram a vacinação. Por isso, estamos fazendo busca ativa e flexibilizando a distribuição de doses conforme a realidade de cada município”, explicou Nísia.

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), acompanha de perto estas iniciativas, ressaltando a importância da atuação da enfermagem no suporte e execução das ações de saúde. A participação ativa dos profissionais de enfermagem é fundamental para transformar as estratégias de combate à dengue em ações concretas de prevenção e cuidado, contribuindo para um futuro mais seguro e saudável para toda a população de Rondônia.

Fonte: Ascom Coren-RO com informações Ministério da Saúde

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinete@coren-ro.org.br


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...