Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Reflexões éticas na era digital marcam o segundo dia do II ECERO

Programação aprofundou os desafios contemporâneos enfrentados pelas Comissões de Ética de Enfermagem

01.08.2025

O segundo dia do II Encontro das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de Rondônia (ECERO), realizado em 31 de julho, foi marcado por discussões fundamentais sobre ética, tecnologia e os novos desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem na era digital. Logo pela manhã, o advogado e professor Dr. Rafael Neves Alves conduziu uma palestra provocadora sobre ética de dados e privacidade, chamando atenção para a necessidade de resguardar informações sensíveis na rotina da enfermagem. Em tempos de prontuários eletrônicos e comunicação digital acelerada, o cuidado ético com os dados do paciente ganha protagonismo.

Na sequência, uma roda de conversa composta pelos técnicos Maria Helena Brito Feitosa (CEE Pronto Socorro e Hospital João Paulo II), Marileuza Rodrigues (CEE Hospital Regional de Cacoal), Anderson Ferreira de França (CEE Hospital das Clínicas) e Tatiane Mendes da Silva (CEE Hospital Municipal Claudionor Couto Roriz) trouxe ao centro do debate a importância do uso estratégico da tecnologia nos processos éticos. Os participantes destacaram como a agilidade e a organização digital têm potencial para tornar as respostas mais eficazes diante de condutas que precisam ser apuradas com responsabilidade. Durante a tarde, a roda de conversa conduzida pelo conselheiro Dr. Tadeu Aparecido de Matos Cordeiro, pelo procurador do Coren-RO Dr. Gabriel Bongíolo Terra e pela enfermeira Dra. Joselia Raiane Feitosa Almeida discutiu a proposta de atualização do Código de Ética da Enfermagem. A revisão da Resolução Cofen nº 564/2017 foi apresentada como necessária diante das mudanças sociais, profissionais e tecnológicas. “O Código de Ética precisa dialogar com a realidade vivida pelos profissionais.

Não é um documento engessado, mas uma referência viva, que deve refletir os desafios e avanços da nossa categoria”, afirmou Dr. Gabriel Bongíolo Terra. Encerrando as atividades do dia, a enfermeira Flávia Rejane Xavier apresentou os principais desafios enfrentados pelas CEE diante de denúncias institucionais, trazendo a perspectiva da Ouvidoria da Controladoria Geral da União e destacando a responsabilidade das comissões na condução de processos que exigem ética, imparcialidade e compromisso com a verdade. Para a secretária-geral do Coren-RO, Taciana Alessandra Holtz, a programação do segundo dia reforça a seriedade do papel das Comissões de Ética, “A ética profissional está no centro das transformações que vivemos. Estar atento às mudanças legais, aos avanços tecnológicos e à realidade de cada instituição é essencial para que a enfermagem atue de forma justa, resolutiva e alinhada aos princípios que a sustentam. Esse segundo dia nos mostrou a força do diálogo e da escuta qualificada.” afirmou.

Fonte: Ascom / Coren-RO - Luís Marcos

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinete@coren-ro.org.br


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...