Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-RO apresenta balanço de fiscalização do primeiro semestre de 2025

Resultados apontam superação de metas em fiscalizações proativas e reativas

30.09.2025

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), por meio do Departamento de Fiscalização e Exercício Profissional (DEFEP), divulgou o balanço das ações de fiscalização realizadas no primeiro semestre de 2025. Os números demonstram o cumprimento de 85% das fiscalizações proativas planejadas e a superação expressiva da meta de fiscalizações reativas.
Ao todo, foram realizadas 159 fiscalizações, abrangendo instituições de saúde da capital, do interior e região metropolitana, impactando mais de 2.800 profissionais de Enfermagem. As ações compreenderam tanto fiscalizações proativas, planejadas previamente, quanto fiscalizações reativas, em resposta a denúncias, demandas da Ouvidoria e de órgãos de controle. Entre os destaques, as fiscalizações reativas ultrapassaram a meta inicial de 24 para o semestre, chegando a 60 inspeções realizadas, o que representa um percentual de 250% em relação ao previsto. Já as fiscalizações proativas atingiram 99 das 117 planejadas, alcançando 85% de execução, índice superior à meta mínima estipulada de 70%.

Além disso, foram instaurados 98 processos de fiscalização autuados, emitidas 90 notificações a pessoas jurídicas e expedidas 155 Certidões de Responsabilidade Técnica (CRT). Também foram contabilizados 554 atendimentos presenciais e por telefone para orientações a profissionais e instituições de saúde. De acordo com a enfermeira fiscal Aline Frazão Costa, chefe do DEFEP, os resultados reforçam o empenho da equipe em assegurar a qualidade dos serviços de saúde. “Mesmo diante das dificuldades conseguimos superar as metas previstas, garantindo que as instituições cumpram as normas legais e valorizando o exercício ético da Enfermagem. Esse desempenho demonstra a eficiência da gestão e o comprometimento dos profissionais que atuam no setor de fiscalização”, afirmou.

O Coren-RO, representado pelo presidente Josué Sicsú, destacou que o trabalho realizado no semestre reafirma a prioridade da atual gestão em valorizar a Enfermagem e assegurar condições dignas de trabalho para a categoria. “A fiscalização é uma das ferramentas mais importantes que temos para proteger a sociedade e fortalecer a Enfermagem. O balanço que apresentamos hoje mostra que, mesmo com desafios, não medimos esforços para garantir qualidade, segurança e respeito às normas em todo o estado”, ressaltou.
Além de manter o rigor na apuração das denúncias recebidas e intensificar as fiscalizações planejadas, o Coren-RO busca ampliar o quadro de enfermeiros fiscais, de forma a garantir ainda mais eficiência e capilaridade no processo de fiscalização em todo o estado.

 

Fonte: Ascom / Coren-RO - Luís Marcos

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinete@coren-ro.org.br


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...