Enfermeiros investem no empreendedorismo em Rondônia

Rondônia tem vários exemplos de sucessos na área do empreendedorismo

06.01.2023

Na vanguarda do empreendedorismo, vários enfermeiros do Estado de Rondônia tem se destacado com abertura de consultórios de enfermagem nas mais diversas áreas de atuação, entre elas obstetrícia, tratamento de feridas, cuidados e outros. Exemplos de sucessos na área do empreendedorismo a enfermeira Francielli Antunes, que atua no tratamento de feridas e a enfermeira Taciana Holtz que empreende na área de reabilitação neurofuncional.

Nos próximos dias, dois enfermeiros estarão inaugurando seus consultórios de enfermagem e iniciarão atividades em suas áreas de atuação.

Em Porto Velho, a enfermeira Ligia Allig irá inaugurar no dia 12 seu consultório voltado ao tratamento avançado de feridas. “A enfermagem possui competências múltiplas e um campo de atuação amplo e socialmente reconhecido. O empreendedorismo não é apenas uma competência importante para a busca de uma prática autônoma, mas também uma característica que potencializa a prática dos profissionais de enfermagem no cuidado às pessoas e coletividade”, afirma Ligia Allig que atua no tratamento de feridas desde 2017.

No município de Cacoal, o enfermeiro Bruno Maciel vai inaugurar seu empreendimento em 28 de janeiro voltado à consulta de enfermagem com foco de atuação em saúde da mulher, puericultura, saúde do idoso, home care, eletrocardiograma, entre outros.“Empreender na enfermagem não é fácil, é algo novo principalmente quando se trata de uma clínica, porém vejo que nós enfermeiros temos que ser fortes e arriscar. Temos um leque muito grande e precisamos saber aproveitar. Vejo para a enfermagem um futuro promissor nessa área de empreender”, diz.

Segurança jurídica e fortalecimento institucional – O direito a empreender e ter o próprio negócio é respaldo pela Lei do Exercício Profissional (Lei 7.498/86), que assegura a autonomia do enfermeiro, e regulamentado pelas Resoluções 358/19, 568/18 e 606/19, do Cofen. Já prevista e autorizada em legislações anteriores, as consultas de Enfermagem ganharam força com a Resolução Cofen 568/2018, que normatiza o funcionamento de clínicas e consultórios.

Em 2021, o Cofen criou Grupo de Trabalho que deu origem CNIE, formada por pesquisadores e especialistas, para dar apoio institucional aos profissionais de Enfermagem que desejam empreender e propor soluções inovadoras na Saúde.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...