Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

FANORTE realiza curso de Cateter Central de Inserção Periférica – PICC/CCIP


28.04.2016

3ac76357-80ef-4114-998e-c7bf32e0de6c

 

Atenção Enfermeiros (as)!! A Faculdade FANORTE, localizada no município de Cacoal, estará realizando nos dias 06, 07, 08 de Maio, o curso de capacitação em Cateter Central de Inserção Periférica ( CCIP), para Enfermeiros . Este se dará em Parceria com uma renomada instituição de São Paulo.

 

De acordo com o Enfermeiro e Diretor da FANORTE, Sinval Meira Júnior, o curso é de grande importância para os Enfermeiros de Rondônia, visto que muitos vão buscá-lo fora do estado. Sendo também uma grande oportunidade dos Profissionais Enfermeiros reafirmarem sua autonomia profissional bem como delimitarem contextos de atuação profissional. Para mais informações entrar em contato com a Fanorte, pelo telefone (69) 3443-2779.

 

Um aliado para a terapia intravenosa.

Por aproximadamente mais de 30 anos, a experiência clínica com cateteres centrais de inserção periférica (CCIP-PICC) expandiu-se devido a resultados positivos clínicos, pesquisas publicadas e reconhecimento por diretrizes e normas de conduta nacionais e internacionais.

Essa abordagem leva à escolha do dispositivo menos invasivo, com a maior possibilidade de atender todo o curso da terapia intravenosa com o número mínimo de cateteres utilizados, alcançando assim ambos os resultados clínicos positivos para o paciente e os resultados financeiros para a sua instituição.

De um modo geral e avaliando as características do cateter e as técnicas utilizadas para sua inserção, podemos afirmar que a utilização do CCIP/PICC melhoraram as possibilidades de atingirmos um grupo maior de pacientes para sua implantação.

Sem dúvida manter o cateter CCIP/PICC pérvio é um dos maiores desafios para Médicos e enfermeiros em razão do calibre e da possibilidade de oclusão.

Embora ainda haja nos dias atuais dúvidas sobre a prática clínica com CCIP – PICCs, dentre eles: os aspectos na avaliação do paciente, na inserção do cateter, na localização de sua ponta, os melhores recursos para sua estabilização, as novas tecnologias disponíveis para sua inserção, os cuidados de enfermagem e gestão das complicações, o profissional responsável pela sua inserção deve estar ciente da necessidade de ter um vasto conhecimento sobre esses pontos relevantes para que possam desenvolver o procedimento de forma segura e baseada nas boas praticas relacionadas ao procedimento.

O cuidado a pacientes que necessitam de terapia intravenosa torna-se mais seguro e efetivo, quando o profissional pode garantir um acesso venoso seguro para o paciente e que o mesmo permaneça durante toda a sua internação.

Desta forma cabe ao profissional aprofundar-se neste mundo fascinante que é a inserção do CCIP/PICC, pois na medida em que amplia seu conhecimento referente a este procedimento, viabiliza as condições positivas para a sua implantação e a melhor pratica para seu uso, corroborando com a sua indicação em todas as clínicas onde o seu paciente esteja.
Hoje a Realidade de Rondônia prevê a disponibilidade de tecnologia e necessidade de formação para profissionais da área.

 

c67310b8-c3eb-477a-bafd-7a89e13ae106

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...