Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

UNIR abre inscrições para Especialização gratuita em Enfermagem Obstétrica

Formação oferecida pela Rede Alyne conta com 15 vagas no estado; inscrições até 15 de agosto

05.08.2025

Profissionais de enfermagem de Rondônia têm uma nova oportunidade de qualificação gratuita na área da saúde da mulher. Estão abertas, até o dia 15 de agosto de 2025, as inscrições para o curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – CEEO/Rede Alyne, com 15 vagas destinadas ao estado de Rondônia, por meio da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A especialização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde, coordenada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com parceria da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) e apoio do Departamento de Enfermagem da UNIR.

Voltado para a formação de enfermeiras e enfermeiros com atuação humanizada no SUS, o curso busca fortalecer a regionalização e interiorização da assistência obstétrica, qualificando profissionais para atuarem com excelência na atenção à saúde das mulheres, especialmente nos serviços públicos.

Sede em Porto Velho e abrangência estadual

Em Rondônia, a especialização será realizada em Porto Velho, com início previsto para outubro de 2025. As vagas são voltadas a profissionais que atuem nas seguintes regiões de saúde: Madeira-Mamoré, Vale do Jamari, Central, Cone Sul, Zona da Mata, DSEI Porto Velho e Vilhena.

Requisitos e processo seletivo

Para se candidatar, é necessário comprovar pelo menos um ano de atuação em serviços vinculados ao SUS, com vínculo ativo no momento da inscrição, preferencialmente na Atenção Primária, maternidades ou centros de parto normal. A seleção será feita por meio da análise curricular e da proposta de intervenção no serviço onde o profissional atua.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: www.enf.ufmg.br/ceeoredealyne. O edital completo com as regras e documentação necessária também está disponível na mesma página.

Sobre a Rede Alyne

Criada pelo Governo Federal em 2024, a Rede Alyne substitui a antiga Rede Cegonha com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres a cuidados obstétricos humanizados e de qualidade. A proposta busca reduzir em 25% a mortalidade materna e em 50% a mortalidade materna de mulheres negras até 2027. A rede leva o nome de Alyne da Silva Pimentel Teixeira, mulher negra que morreu vítima de negligência obstétrica em 2002, e simboliza o compromisso com o cuidado integral à saúde da mulher e da criança.

Fonte: Ascom / Coren-RO - Luís Marcos

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinete@coren-ro.org.br


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...