20/03/2017

Coren-RO cumpre agenda de atividades no município de Ji-Paraná

Atualização para Responsáveis Técnicos Com o objetivo de orientar e

Atualização para Responsáveis Técnicos

Com o objetivo de orientar e capacitar os Enfermeiros Responsáveis Técnicos (Rts), com base em novas resoluções do Cofen, sobre dimensionamento de quadro de profissionais de Enfermagem, mais uma etapa de atualização para os Enfermeiros Rts, foi realizada na última quarta-feira (15/03), no município de Ji-Paraná. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), o encontro teve como palestrante a enfermeira fiscal do Conselho, Lilian Sampaio. A oficina contou ainda com o acompanhamento e orientações da Coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren, Marisa Miranda.

Palestra com estudantes

Entendido como oportunidade para aprimorar o cotidiano das instituições de ensino de enfermagem, ainda na quarta-feira (15/03), as enfermeiras fiscais do Coren-RO, Marisa Miranda e Lilian Sampaio, estiveram visitando e ministrando palestras para os acadêmicos do curso de enfermagem das Faculdades, UNIJIPA e CEULJI/ULBRA, onde na  ocasião os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a cerca da futura profissão e também discutir as competência e atribuições do conselho diante da sociedade e para os profissionais.

A Coordenadora do DEFIS, Marisa Miranda, apontou a necessidade de fortalecer a articulação entre o Conselho e as instituições de ensino, afirmando que o encontro constituiu-se em um momento de grande aprendizado.

“O que antes era só planejamento, hoje se tornou realidade. Ano passado o Plenário do Coren- RO, aprovou o Projeto no qual percorreríamos todas as faculdades, que ofertam o curso de enfermagem, bem como as Escolas Técnicas de Enfermagem, a fim de levar ao “profissional de Enfermagem em formação” o conhecimento sobre as principais legislações da profissão, Ética, função do Cofen e Coren, entre outros. Digo que tem sido uma experiência ímpar e de aprendizado mútuo. Finalizo cada etapa, com um sentimento de gratidão muito grande a todos os envolvidos”. Ressaltou Marisa.

Reunião com  Secretário de Saúde de Ji-Paraná

Na sexta-feira (17/03), dando continuidade ao cronograma de atividades no interior do estado, as representantes do Coren-RO, enfermeiras fiscais do Conselho, Marisa Miranda e Lilian Sampaio, cumpriram agenda com o Secretário de Saúde do Município de Ji-Paraná, Renato Fuverke, onde foram discutidos eixos de grande relevância para o exercício da profissão, entre eles exercício regular e ilegal, Responsabilidade Técnica, dimensionamento de pessoal, melhoria no processo de trabalho na enfermagem, fiscalização, atribuições privativas do enfermeiro e competência do auxiliar e técnico de enfermagem. Na oportunidade as fiscais tomaram conhecimento que foram convocados, recentemente 15 enfermeiros aprovados no último concurso público.