08/05/2020

Coren-RO institui piso salarial ético para profissionais de enfermagem do Estado

A plenária do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO)

A plenária do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) aprovou durante reunião ordinária, o “Piso Salarial Ético” que determina salário justo e ideal a todos os profissionais de enfermagem do Estado. A decisão foi aprovada na sede do conselho em Porto Velho.

Ficou definido as seguintes remunerações; enfermeiros R$ 4.366,51; técnicos R$ 2.183,25; auxiliares R$ 1.746,60; com base nas pesquisas realizadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). De acordo com a decisão Coren-RO n. 017-2020, o piso salarial ético previsto será reajustado anualmente pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), elaborado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estudos com custos de alimentação, moradia, despesas básicas e educação fizeram parte da análise conclusiva do valor adequado para uma qualidade de vida essencial aos profissionais de enfermagem, levando em consideração as três categorias profissionais existentes dentro da profissão.