28/06/2016

Fiscalização do Coren-RO realiza vistoria e atendimento administrativo em Unidades de Saúde no interior

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), realizou entre

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), realizou entre dos dias 20 a 23 de junho, a execução do cronograma de uma ação fiscalizatória nos municípios de Cacoal, Ariquemes e Monte Negro. O objetivo da ação foi, além de fiscalizar o exercício profissional, apurar denúncias visando à melhoria do atendimento de enfermagem prestado à população. Durante as inspeções foram oferecidos ainda aos profissionais, atendimento administrativo e orientações a cerca do exercício e o dimensionamento legal da enfermagem.
A fiscalização conduzida pelas Conselheiras do Coren-RO, Hosana Maria, Altiva Gomes e o fiscal, Diogo Sales, desenvolveu ações para verificar as condições de atendimento nas unidades de saúde dos referidos municípios, principalmente no que diz respeito ao exercício profissional de enfermagem.
Foram vistoriadas durante a ação, o Hospital Regional de Cacoal, Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), Casa de Detenção e o Presídio Feminino de Ariquemes, Centro de Hemodiálise, Fhemeron, Hospital Municipal da Criança de Ariquemes e o Hospital Municipal de Monte Negro, onde foram detectadas várias irregularidades, que comprometem a qualidade do serviço de saúde, bem como: Profissional sem registro no Coren, profissional, sem formação exercendo atividades de enfermagem, inexistência de enfermeiro em alguns setores, inexistência de responsabilidade técnica, número insuficiente de profissionais, entre outras. Irregularidades estás que descumprem a Lei nº 7.498/86 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem.
Diante das irregularidades apontadas a equipe do Coren-RO, apresentou as não conformidades  para a direção das Unidades, notificando- as aduzir resposta a presente notificação aos prazos concedidos, sob pena de não o fazendo, será dado procedimento administrativo a ser instaurado no âmbito deste Conselho Regional de Enfermagem.