Cofen publica nota contra sexualização das profissionais de Enfermagem

Medidas legais serão tomadas contra declarações sexistas

26.07.2023

Nota contra sexualização das profissionais de Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) repudia veementemente falas como a da atriz Daniela Escobar, que insistem em sexualizar a categoria da Enfermagem. No podcast Papagaio Falante, na companhia do apresentador e humorista Sérgio Mallandro, a atriz comenta que enfermeiras usariam cílios postiços e unhas produzidas no cotidiano profissional para “catar médico”. Sérgio Mallandro ainda alude ao fetiche sexual pela fantasia de enfermeira disponível em “sex shops”.

A fala destas celebridades desrespeita a categoria e desconsidera sua missão de cuidar de pacientes, deturpando, ainda, a relação que possuem com seus colegas médicos. O Cofen defende que manifestações deste tipo corroboram o desrespeito que estas profissionais vivem diariamente, expostas a violência de gênero, preconceito de classe e machismo nos serviços de Saúde. Não há mais espaço na sociedade para a sexualização e estigmatização da Enfermagem e não admitimos que seja reforçado o preconceito infundado contra a maior força profissional da Saúde.

Lembramos que a legislação vigente no Brasil não recomenda adornos como anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos e piercings, entre outros. Finalmente, gostaríamos de informar que tomaremos as medidas legais cabíveis contra as declarações públicas e pediremos direito de resposta no Podcast onde as mesmas foram veiculadas.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...