Coren-RO realiza capacitação em consulta de enfermagem e inserção de DIU de cobre

O objetivo é garantir consulta qualificada e ampliada, além de acesso para homens, mulheres e famílias

14.11.2023

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), está promovendo uma capacitação entre os dias 8 e 18 de novembro para sete enfermeiros no município de Buritis. O foco da formação é a consulta de enfermagem ginecológica, com ênfase na saúde sexual e reprodutiva, além da inserção do DIU de cobre.

O objetivo é garantir consulta qualificada e ampliada, além de acesso para homens, mulheres e famílias aos métodos contraceptivos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em breve as regiões de saúde de Porto velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena terão enfermeiros capacitados garantindo acessibilidade através do projeto.

Para o presidente do Coren-RO, Manoel Neri, a importância de um atendimento humanizado e acolhedor sempre foi essencial no atendimento à população e principalmente à saúde da mulher. “A capacitação trará benefícios significativos, valorizando a profissão de enfermagem e promovendo avanços tanto na saúde das mulheres quanto na capacitação dos enfermeiros, fortalecendo ainda mais a atenção primária e reforçando o papel essencial da enfermagem na promoção da saúde”, diz.

De acordo com a coordenadora do projeto, conselheira federal Dannyelly Dayane, o enfermeiro pode inserir o DIU desde que qualificado. “A Enfermagem é importante na mudança de indicadores e contribui para a qualificação da assistência, redução dos índices de mortalidade materna e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo”, afirma.

Base Legal – Realidade consolidada no Brasil e no mundo, a atuação da Enfermagem no planejamento reprodutivo está amplamente amparada pela legislação. A consulta de Enfermagem na área tem amparo na lei do exercício profissional, no inciso II do Art. 8º do Decreto 94.406/1987, e na Resolução 690/2022, que normatiza a atuação do Enfermeiro no Planejamento Familiar e Reprodutivo. No mês de maio de 2023, o Ministério da Saúde recomendou, em nota técnica, a inserção do DIU é recomendada por médicos e enfermeiros com capacitação no âmbito do Planejamento familiar e reprodutivo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...