Edição especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva é lançada com prefácio escrito pelo presidente Lula

O periódico reúne 26 artigos com foco nos desafios enfrentados pelos profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19.

26.10.2023

As condições de trabalho e a saúde mental dos profissionais da saúde na pandemia são tema da nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva, lançada nesta quarta-feira (25), durante o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Com 26 artigos, o novo volume conta ainda com um prefácio escrito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Os textos já estão disponíveis para leitura pela plataforma Scielo, clicando aqui.

A edição contou com a parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que possibilitou um debate profundo sobre o trabalho desenvolvido por profissionais fundamentais no combate à pandemia. O apoio possibilitou também diversidade representatividade geográfica, com trabalhos que refletem a realidade de diferentes estados e países.

No prefácio, o presidente Lula destacou a importância dos profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19. Segundo o presidente, é fundamental estudar e registrar toda trajetória percorrida por diversos profissionais durante uma das maiores crises de saúde já enfrentadas pela humanidade.

“O que as trabalhadoras e os trabalhadores de saúde passaram durante a pandemia não pode ser esquecido. Precisa ser estudado e ficar registrado. Precisa, sobretudo, servir de ensinamento para que nossas políticas públicas sejam aprimoradas e para que situações como as enfrentadas justamente por aqueles que salvam vidas nunca mais se repitam”, escreveu o presidente.

Um dos trabalhos presentes na revista é o artigo “Perfil e essencialidade da Enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19”, contando com a presidente do Cofen, Betânia Maria Pereira dos Santos, como uma das autoras. O texto dialoga sobre o perfil sociodemográfico e de saúde da enfermagem durante a pandemia, propondo uma análise sobre a essencialidade da categoria frente às demandas dos pacientes e do sistema de saúde.

De acordo com Betania, o fortalecimento da enfermagem a partir do conhecimento científico é fundamental para assegurar o protagonismo da categoria frente às diferentes atuações dos profissionais durante a pandemia.

“Essa revista é uma edição especial, onde temos vários artigos com relação aos problemas que passamos durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19. Conseguimos reunir alguns importantes artigos e tenho orgulho de assinar a autoria de um deles para vocês. Esse é um material fundamental para o fortalecimento da nossa profissão e que estamos aqui disponibilizando gratuitamente para todos os profissionais do país”, disse Betania.

A revista reúne escritos de autores brasileiros e também de outros países latino-americanos como Peru, Chile e México. Entre os textos presentes está o artigo “Contratación de estudiantes de enfermería en el contexto de la pandemia por COVID-19 en México. Una respuesta rápida a la emergencia de salud”.

O trabalho mexicano analisa a experiência de estudantes de enfermagem que tiveram suas formaturas antecipadas para atuar na linha de frente do combate a pandemia da Covid-19 no país latino-americano. Entre os desafios investigados no trabalho estão a precariedade nas condições de trabalho e as limitações na promoção do cuidado.

A pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e uma das organizadoras da obra, Maria Helena Machado, destacou a importância da parceria do Cofen junto aos órgãos que promovem pesquisas científicas.

“Esse número especial veio com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem, com o qual eu agradeço muito o empenho em nos ajudar na publicação. Ele é resultado de duas pesquisas muito importantes que nós tivemos a honra de coordenar e que contou com a presença ativa do Cofen, por meio de diversos pesquisadores”, comentou Maria Helena.

Já o presidente do Coren Rondônia e um dos autores do periódico, Manoel Neri, destacou a importância do lançamento para fornecer informações valiosas aos profissionais da saúde.

“Me sinto muito honrado, mais honrado ainda por ter assinado o editorial desse número o nosso presidente Lula. Agradeço a doutora Maria Helena Machado, a doutora Bethânia e todo plenário do Cofen, por permitirem que uma obra tão importante como essa esteja agora à disposição do nosso país, à disposição da enfermagem e dos demais trabalhadores da saúde”, disse Manoel.

O vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos, afirmou que o periódico se traduz como mais uma ação do Conselho para empoderar os profissionais da enfermagem por meio do conhecimento científico. Ainda de acordo com Antônio, a publicação também possibilita uma visão reflexiva sobre todo o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos aqui produzindo conhecimento científico para que os profissionais possam se empoderar nas suas práticas. Ele é um livro que traz um período muito triste para nós, entretanto, ele revela facetas interessantes porque muitas das realidades da pandemia ainda são realidades do nosso sistema de saúde. Por isso ele se torna interessante porque ele traz elementos importantes para que a gente possa discutir o cotidiano da prática da enfermagem”, concluiu Antônio.

A obra segue disponível gratuitamente na plataforma Scielo. Para acessar, clique aqui.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...