Coren-RO participa de seminário internacional sobre desnutrição e insegurança alimentar


22.09.2023

Enfermeiro Diogo Nogueira é representante do Coren-RO no Conselho Estadual de Saúde e marcou presença no evento.

Com o objetivo de promover amplo debate e a urgência em estabelecer estratégias para o enfrentamento da desnutrição e insegurança alimentar e nutricional em diferentes níveis de governança, o colaborador Diogo Nogueira, enfermeiro e representante do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) no Conselho Estadual de Saúde (CES-RO), participou do “I Seminário Internacional e I Encontro da Região Norte sobre Insegurança Alimentar e Nutricional”, que ocorreu de 19 a 21 de setembro, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

O agravamento de doenças relacionadas à má nutrição, sobrecarregando o sistema de saúde pública, tem aumentado no país, em especial na região Norte. Nesse contexto, o seminário abordou os impactos que o desafio proporciona na rede de saúde pública e contribuiu para a avaliação, definição de diretrizes e metas, e implementação de políticas e programas interdisciplinares destinados a fortalecer as ações e compromissos de atendimento às populações da Região Norte do Brasil.

Foto: Odair Leal/Sesacre

“O encontro foi de suma importância para superar os desafios relacionados à insegurança alimentar e nutricional na Região Norte, principalmente, pelo compromisso de traçar políticas sérias e comprometidas com a nossa população e voltadas para a valorização dos recursos nutricionais locais e dos produtos alimentares de origem amazônicas.”, pontuou Diogo Nogueira.

Durante o evento, foram realizadas palestras, painéis e mesas redondas que abordaram o tema de forma abrangente, oferecendo uma visão tanto global quanto regional das políticas públicas e das condições reais dos territórios vulneráveis e carentes nesse contexto. Além disso, grupos de trabalho foram organizados com a participação de estados e países, com o propósito de estabelecer diretrizes e metas, viabilizar novos investimentos e otimizar os recursos disponíveis. Uma das propostas é fortalecer a produção local, priorizando alimentos não processados e aqueles originários da Amazônia.

Ao final do evento, foi elaborada e apresentada a Carta de Intenções para a Organização de Políticas Públicas e Compromissos Intergovernamentais de Segurança Alimentar na Região Norte e nos países participantes.

O seminário foi realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio do governo do estado Acre e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...