Mais uma enfermeira de Rondônia defenderá pesquisa de mestrado profissional do acordo Cofen/Capes

A apresentação será através da plataforma Teams, a partir das 14h; Confira o link

22.04.2024

A enfermeira de Rondônia Terezinha de Jesus de Lima Brito Ramos defenderá sua pesquisa de mestrado profissional em Prática do Cuidado em Saúde do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no dia 25 de abril. A apresentação será através da plataforma Teams, a partir das 14h. Para acompanhar, clique AQUI.

O convênio entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a UFPR está marcando um marco significativo no cenário da educação em Enfermagem no Brasil. O programa, considerado o maior de financiamento de mestrados profissionais do país, tem como objetivo apoiar programas de pós-graduação na área de Enfermagem, possibilitando a oferta de vagas para a formação de enfermeiros altamente especializados.

O programa tem como foco áreas-chave como Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Essa abordagem visa aperfeiçoar a qualidade da assistência prestada pelos enfermeiros, alinhando-se às demandas e avanços do setor de saúde, promovendo assim um cuidado mais eficaz e personalizado aos pacientes.

Confira abaixo o resumo da pesquisa:

Título: Tecnologia para o autocuidado nos pós-operatório de estomia intestinal
Autora: Terezinha de Jesus de Lima Brito Ramos

O estudo apresenta o desenvolvimento de uma tecnologia educacional voltada para o autocuidado de pacientes adultos estomizados da região Norte do Brasil. Teve como objetivo construir, validar o conteúdo, a aparência e usabilidade de tecnologia móvel, no formato e-book, para auxiliar no autocuidado de pacientes com estomia.

Trata-se de uma pesquisa metodológica dividida em três fases: Fase I – Exploratória, Fase II – Elaboração do e-book e Fase III – Validação da tecnologia pelo público-alvo, realizada no período de maio de 2023 a novembro de 2023. O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde da Universidade Federal do Paraná e na Policlínica Oswaldo Cruz, integrante da Rede de Atenção à Saúde do Estado de Rondônia, Brasil.

A validação do conteúdo se deu a partir da análise de 10 enfermeiros, obtendo-se Índice de Validade de Conteúdo-Geral de 94% e coeficiente alfa de Cronbach igual a 0,72, atingindo o percentual proposto no estudo. Na fase de criação do e-book, optou-se pelo Portable Document Format (PDF), quanto à seleção de imagens, optou-se por realizar a criação de ilustrações autorais, desenvolveram-se, ao final, 14 ilustrações, realizou-se também a produção de três vídeos. Com a organização do conteúdo, da linguagem, das imagens e dos vídeos, o material foi enviado para diagramação. A edição final resultou no e-book intitulado “Sou Estomizado. E agora? Como Cuidar?”, com sete capítulos distribuídos em 18 páginas.

A avaliação da tecnologia (aparência e usabilidade) contou com a participação de 19 usuários estomizados em atendimento no serviço de atenção à estomia da Policlínica Oswaldo Cruz, de agosto até novembro de 2023. Na validação dos estomizados com o instrumento (IVATES), obteve-se o IVA-I concordância de 99% e, consequentemente, IVA-T de 100%. Por ter sido obtido IVA-I e IVA-T ≥ 0,80, a validação da aparência pelo público-alvo foi considerada consistente. A usabilidade neste estudo obteve escore total de 83,2 (excelente), com desvio padrão de 9,1, valor mínimo de 65,0 e máximo de 97,5. Deste modo, a tecnologia foi considerada aceitável pelo público-alvo.

Como resultado, foi possível elaborar uma tecnologia educativa, no formato de e-book, destinada a auxiliar adultos com estomias a aprimorarem o autocuidado. O e-book elaborado oferece recursos interativos e informações abrangentes, abordando desde os aspectos básicos do cuidado com a estomia até estratégias avançadas para lidar com desafios específicos. Por meio de abordagem acessível e prática, busca-se capacitar os usuários a gerenciarem a própria condição de forma mais eficaz, promovendo, assim, melhor qualidade de vida.

Deste modo, o e-book educativo é uma ferramenta digital inovadora, acessível e de baixo custo que pode ser adotada nos serviços de saúde como estratégia de promoção da saúde do adulto estomizado.

Fonte: Ascom Coren-RO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...