24/09/2019

Após a ação do Coren-RO, Cofen e manifestação dos profissionais, autoridades do Estado suspenderam aumento de plantões em RO

As exigências feitas pelo Termo de Ajuste de Gestão (TAG)

As exigências feitas pelo Termo de Ajuste de Gestão (TAG) para que as equipes de saúde plantonistas, em particular a enfermagem, se ajustem às novas escalas indicadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau), foram suspensas após uma reunião nesta segunda-feira (23), com a participação dos representantes dos Conselhos de Profissão, Sindicatos, Sesau, Ministério Público de Rondônia (MPRO), Ministério Público do Trabalho (MPT-RO) e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

A reunião foi convocada pelo Conselheiro relator Benedito Alves para esclarecer os pontos obscuros que aumentam os números de plantões depois de uma audiência realizada na semana passada com o presidente do TCE-RO, Edilson Silva, Presidente do Cofen, Manoel Carlos da Silva, e com a presidente do Coren-RO, Silvia Neri.

Na semana passada Manoel Carlos alertou aos conselheiros que o TAG desencadearia protestos das categorias prejudicadas. Na ocasião, o presidente do Cofen adiantou aos conselheiros que bastaria uma regulamentação legislativa para a solução do impasse, como ocorreu na prefeitura da capital.

Nesta segunda-feira, ficou acordado entre entidades, políticos presentes, autoridades dos órgãos de controle e Secretário de Estado da Saúde que todas as recomendações ficam suspensas por um prazo de sessenta dias até que a Sesau faça seus estudos para uma regulamentação adequando as especificidades de cada profissão ao cumprimento da carga horária.

Silvia Neri, Presidente do Coren-RO, lembrou que a recomendação contida no TAG levou a algumas interpretações, e as escalas começaram a ser majoradas nas Unidades Hospitalares do Estado. Neri, em nome dos profissionais de enfermagem, voltou a propôs a regulamentação legislativa das trinta horas, porém, não sendo possível que se aplique a escada exercida hoje.