Prêmio Anna Nery homenageia trajetórias profissionais e realiza tributo à excelência na Enfermagem


25.10.2023

A Enfermagem é uma profissão conhecida pelo inigualável comprometimento com o cuidado e ao longo do tempo, muitas personalidades exemplares têm deixado marcas inegáveis na história da Saúde. O Prêmio Anna Nery, honraria máxima da categoria no país, é a congregação do reconhecimento dessas pessoas, sendo não apenas uma mera comenda, mas uma reverência ao compromisso e ao protagonismo que inspira enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes em todo o Brasil. Na noite desta terça-feira (24/10), a premiação homenageou outros 32 profissionais durante solenidade realizada na cidade de João Pessoa, que ao longo da semana sedia o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

Criada em 2012, a premiação é concedida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos profissionais que, com trajetórias de dedicação e comprometimento, contribuem para o desenvolvimento da profissão. Desde a origem do prêmio, 351 personalidades já foram homenageadas. São profissionais que representam o reflexo da Saúde no país e que contribuem para a qualidade da assistência e da formação, mesmo nos contextos mais adversos.

Tia de Pollyana recebeu a homenagem em nome da sobrinha

Betânia Santos, presidente do Cofen, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do Anna Nery. “Olhando os nomes que serão homenageados nesta noite, consegui enxergar os inumeráveis profissionais que assim como eles, se doam com perseverança e profissionalismo. Sejam nos plantões exaustivos, nas salas de aula compartilhando os saberes do ofício e até nas renúncias que muitos de nós temos que fazer, para sermos provedores de nossos lares e ponte em abismos que circundam o cuidar, mesmo quando parecemos invisíveis”, disse.

Pollyana Moura, servidora pública do Ministério da Saúde, recebeu, sob fortes aplausos, o prêmio Anna Nery in memoriam. Em sua homenagem, a solenidade ecoou a luta dos Conselhos de Enfermagem contra o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher.

Homenageados na edição 2023 do Prêmio Anna Nery

A enfermeira trabalhou voluntariamente no enfrentamento à covid-19 no Amazonas e integrou a Liga Nacional de Enfermagem Forense, onde atuou incansavelmente no combate à violência contra a mulher. Em 2020, Pollyanna foi covardemente assassinada pelo namorado, se tornando mais uma vítima de feminicídio no Brasil. Em reconhecimento pela sua atuação, foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei nº 461/2023, que institui o Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense, celebrado em 30 de julho.

Em meio à emoção, os presentes ainda acompanharam um vídeo com o forte relato da enfermeira Dannielle Paulino, também vítima de violência causada pelo ex-companheiro. A profissional, que estava presente na cerimônia, subiu ao palco e, ovacionada, recebeu homenagens daqueles que se encontravam na premiação.

Dannielle Paulino, sobrevivente de tentativa de feminicídio, foi homenageada no evento

O prêmio Anna Nery também reconheceu profissionais que se destacaram ao desenvolverem ideias que contribuíram para a melhoria da Saúde no país. Mariluce Ribeiro, homenageada pelo Cofen, ganhou notoriedade nacional ao elaborar a “Hora do Colinho”, um Protocolo Operacional Padrão (POP) destinado a acalentar recém-nascidos que estão afastados da presença materna. Criado na pandemia, a iniciativa ganhou o Brasil, tendo se tornado lei nos estados de Rio de Janeiro, Acre e Mato Grosso. Atualmente, tramita no Congresso Nacional um projeto que busca tornar o protocolo lei em todo o país.

“Receber este prêmio é uma honra inexplicável. Em quase trinta anos de atuação, sinto que hoje fecho o ciclo da minha trajetória profissional com chave de ouro. Na pandemia, enfrentei grandes desafios, e foi da dificuldade que surgiu este maravilhoso projeto. Não poderia ser diferente, pois o cuidado está na essência da Enfermagem”, afirmou.

Lillian Ramos, enfermeira fiscal e homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), destacou a relevância do trabalho realizado pela Enfermagem. “Nesses quase 11 anos em que atuo na fiscalização, sempre entendi que talvez não possamos mudar o mundo, mas certamente podemos mudar o mundo de alguém. Com o nosso trabalho, temos transformado a vida da sociedade e da saúde rondoniense”, pontuou.

Lillian destacou a relevância do trabalho realizado pela Enfermagem

O presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, parabenizou Lillian pela homenagem. “Este prêmio é o reconhecimento por sua competência e qualificação. Devemos homenagear com muito orgulho a trajetória árdua, de quem faz a diferença em favor da saúde coletiva ”.

O protagonismo da Enfermagem na política ao longo da luta pela aprovação do Piso Salarial também foi reverenciado. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), enfermeiro Gilmar Júnior, que também atua como deputado estadual, foi homenageado pelo Cofen, assim como o deputado federal Bruno Farias, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) e a senadora Augusta Brito, que recebeu a comenda após indicação do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

Mariluce Ribeiro, idealizadora da “Hora do Colinho”, recebe prêmio Anna Nery

“Receber essa honraria é a certeza de que tudo que fiz até aqui, foi bem feito e o propósito está sendo alcançado. Passamos por tantas lutas e tanta exaustão, que manter-se firme, é tarefa árdua. Mas, estou aqui para fazer a Enfermagem alcançar o seu devido lugar: o topo. O protagonismo. O reconhecimento. A Valorização. Em um país, onde muitos humilham, violentam, desrespeitam os meus colegas, ter a consciência de que o trabalho está valendo a pena é revolucionário”, frisou Gilmar Júnior.

História da premiação – Durante a solenidade, também aconteceu o lançamento do E-book “Memória Prêmio Anna Nery”, disponível gratuitamente na multiplataforma CofenPlay. A obra reúne a trajetória de todas as edições do prêmio e realiza um tributo aos homenageados.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia

Rua Marechal Deodoro, 2621 - Centro, Porto Velho - RO, 76801-106

(69) 99936-2716

gabinetecorenro@gmail.com


Horário de atendimento ao público

08h - 17h

Loading...